domingo, 4 de julho de 2010

Um choque na publicidade

Campanha Bennetton contra o racismo





Um Olhar diferenciado da problematica cotidiana
Oliviero Toscani, o fotógrafo italiano é responsável pelas polêmicas campanhas de publicidade da Benetton. Nascido em Milão, estudou fotografia e design, seu trabalho mexeu com tabus religiosos, preconceitos raciais e provocou as cores unidas do moralismo em todo o mundo. Sua vontade política e cultural de transformar a comunicação moderna é explícita Para Toscani a comunicação é a arte de hoje e a beleza não está apenas nas coisas bonitas, mas também naquilo que é corriqueiro, cotidiano e pobre, são imagens e ele as aceita e as recria. Procura a beleza que está no outro lado é ousado e provoca comoção com sua ousadia. o fotógrafo faz com que as pessoas se sintam provocadas, já que mostra ver as coisas de outra perspectiva. Já que no mundo da publicidade o foco principal é além de comunicar, vender, pois, é o que movimenta o mercado das empresas e suas marcas, na maioria dos casos acaba deixando de cumprir o seu papel social, o de conscientização e responsabilidade. Um bom exemplo de irreverência e versatilidade é a campanha que fez para uma marca de roupas italiana chamada " No-i-ta", como é de praxe o fotógrafo gerou polêmica e conscientização com fotos de uma adolescente anoréxica com frases como: - Fique magra, linda, magra, magra, magra e morra!Se o objetivo é gerar polêmica, Toscani faz isto como ninguém, e através do seu trabalho demonstra como é possível vender, fazer publicidade com criatividade e irreverência e ainda assim conscientizar a população.
O fotógrafo já fez várias campanhas para a Benetton entre 1982 e 2000 nas quais denunciava o racismo e os horrores da Aids.

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